II congresso - Métodos Fronteiriços:

imaginário, natureza e memória

 

O contexto político e social brasileiro promove enfrentamentos diversos. Acirram a necessidade não apenas de encontrar caminhos alternativos possíveis para manter o debate aberto e vivo mas, sobretudo, o desejo de rompimentos e de resistência. O II Congresso Métodos Fronteiriços: imaginário, natureza e memória acontece de 28  de Agosto a 01 de setembro de 2017 em Porto Velho e não escapa ao espaço político instável do país. Primeiro, em razão da proposição em manter-se, à revelia da carranca dos tempos difíceis em termos de recursos. Segundo, porque o espaço de discussão pretende articular práticas, teorias, críticas, ações e resistências para que as problemáticas estudadas não sejam estagnadas pela abstração teórica. Se o conceito de "métodos" nos revela, a princípio, ocidentais, o adjetivo "fronteiriços" nos provoca à abertura, ao limiar múltiplo, plural, à convivência com os saberes da(s) experiência(s) de outros povos em espaços fronteiriços, amazônicos, latino-americanos. Materializamos assim o nosso desejo de rompimentos e de resistência.

O II Congresso Métodos Fronteiriços volta-se ainda às reflexões sobre os métodos,  cuja centralidade foi demonstrada no evento de 2015. Entre 28 de agosto e 01 de setembro de 2017, dessa vez, a palavra “métodos” será enunciada ao lado de imaginário,  natureza e memória. Outros serão os efeitos, banzeiros diversos, quem sabe, a depender dos encontros que produzirão as conferências, os simpósios, as rodas de conversa e os mini-cursos. Ao mesmo tempo esperamos que não se perca a discussão rigorosa sobre a fragilidade dos métodos ocidentais e a necessidade de novos métodos e metodologias que sejam capazes de se aproximarem de nosso passado, presente e futuro imaginários e reais, de nossa natureza fértil em (des)continuidades com a cultura e das memórias vivas que insistem em fincar raízes nos rios e florestas. Nesse sentido, torna-se urgente a construção de novos modos e formas de conhecer os seres e o mundo.

 

Sejam bem-vindos ao II Métodos Fronteiriços: imaginário, natureza e memória. Que novas perspectivas para convivermos todos em sociedade e no mesmo planeta possam irromper do limiar que se constituirá.

 

Cartaz para Download:

© 2017 by Métodos Fronteiriços.

Fundação Universidade Federal de Rondônia

Campus José Ribeiro Filho - BR 364/ Av. Presidente Dutra, 2965 - Centro

Porto Velho - RO

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now