top of page

As Mentes do "Métodos"

Pensadores e artistas que fazem nosso congresso possível

Prof. Dr. Ari Miguel Teixeira Ott – Reitor da Universidade Federal de Rondônia

​

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1978), mestrado em Antropologia pela Universidade de Brasília (1982) e doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia médica e indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: Rondônia, políticas públicas, saúde indígena e desenvolvimento sustentável.

Prof. Dra. Marcele Regina Nogueira Pereira – Reitora Eleita – Universidade Federal de Rondônia

​

Professora de Museologia na Universidade Federal de Rondônia; Pró-Reitora de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis; Coordenadora Regional Norte do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão - FORPROEX de 2018 a 2019 e Vice Presidente do MINOM - Movimento Internacional para uma Nova Museologia. Doutora em Sociomuseologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT em Lisboa - Portugal com diploma REVALIDADO no Brasil pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO; Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO PPG-PMUS e graduada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Coordenou de 2009 a 2012 a área de Museologia Social e Educação do Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus, autarquia do Ministério da Cultura, coordenando a implantação e execução de Políticas Públicas Nacionais como o Programa Ponto de Memória e a Política Nacional de Educação Museal - PNEM. Tem experiência na área de Políticas Públicas, Políticas Públicas de Cultura e Memória, Museologia e Território, Museologia Social, Museu de Território e Educação Museal. Tem atuado nos seguintes temas: museologia social, educação, memória social, desenvolvimento de redes e museus comunitários e de território.

Profa. Dra. Marcia Machado de Lima – UNIR

​

Doutora em Letras (2016), pela Universidade Estadual Paulista - Campus de São José do Rio Preto, sendo a tese defendida Narradores e Clandestinidade em Contos de Os Cavalinhos de Platiplanto, José J. Veiga: uma possibilidade de discussão sobre o espaço ficcional. Graduada em Pedagogia (1991) e Mestre em Educação (2000) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília, tendo defendido a dissertação. A Educação na Perspectiva Crítica e Dialética de Pierre Bourdieu. Possui experiência docente na Educação Básica Pública nos anos iniciais do ensino fundamental, coordenação pedagógica, professora do Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM). Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal de Rondônia - Campus Porto Velho, com atuação nas áreas de Didática e Métodos e Técnicas de Ensino em licenciaturas Pedagogia, Letras, Artes e Geografia. Pesquisadora, enfatiza estudos sobre escola e comunidades, ensino de leitura e literatura, múltiplos letramentos, desigualdade social e dinâmicas amazônicas. Grupos de Pesquisas: DIPSA- Diferença e Processos de Subjetivação na Amazônia; Devir Amazônia: Literatura, Educação e Interculturalidade; HistCult. Docente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Escolar - PPGEEProf. Extensionista, com ênfase na formação de professores e mediadores de leitura, diálogos com crianças, em espaços rurais/ribeirinhos do Norte do Brasil. Atualmente, é coordenadora de área do PIBID- Pedagogia ( 2012 -atual), coordena o Programa de Extensão Cartas do Rio a Rua envolvendo escolas de educação infantil e anos iniciais localizadas em área urbana e áreas ribeirinhas de Porto Velho e Distritos do Baixo Rio Madeira, Rondônia e participa da coordenação do Projeto de Extensão Educação, Covid-19 e Vila Princesa.

Profa. Dra. Heloísa Helena Siqueira Correia – UNIR

​

Graduada em Filosofia pela UNESP- Campus de Marília, Doutora em Teoria e História Literária pela UNICAMP, Docente do Departamento Acadêmico de Letras Vernáculas e do Programa de Mestrado em Estudos Literários da Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Membro do Grupo de Pesquisa Devir-Amazônia: literatura, educação e interculturalidade; -UNIR, do GT da ANPOLL “Vertentes do insólito ficcional”, do LABINTER-Laboratório de Interculturalidade do PPGLI-UFAC e da ASLE – Brasil - Associação de Literatura e Ecocrítica. É leitora e pesquisadora da obra de Jorge Luis Borges desde 1995. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa sobre narrativas indígenas e obras de literatura de expressão amazônica. Volta atenção sobretudo aos textos em que o pensamento ameríndio trata das relações interespécies, o que abre a possibilidade de construção de novas epistemologias e acaba por contribuir na direção da defesa do meio ambiente; e textos literários de expressão amazônica, não indígenas, em que há personagens não humanas protagonistas. Estuda, ainda, produções literárias em que o insólito ocorre de modo múltiplo, dando morada a personagens monstruosas e extraordinárias.

Cláudia Seneme do Canto

​

Doutoranda e Mestre em Educação pela Unesp de Rio Claro na linha de pesquisa: Linguagem, Experiência, Memória e Formação. Graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba e Especialização em Roteiro em Áudio e Audiovisual pela PUC de São Paulo. Atualmente exerce a atividade de docente no Curso de Cinema e Audiovisual na Unimep - Piracicaba, ministrando aulas em diferentes disciplinas de audiovisual, mas predominantemente em Produção e Edição Audiovisual. Atua como produtora e em montagem e finalização de curtas-metragens e vídeos institucionais e comerciais. Atuou como professora de Oficina Introdutória de Cinema junto ao projeto de Difusão Cinematográfica apoiado pela Prefeitura Municipal de Rio Claro. É integrante do Grupo de Pesquisa e Prática Cinematográfica Kino-Olho e do Grupo Imago - Laboratório de Imagem Experiência e Criação da Unesp de Rio Claro (2009 - atual). Foi diretora de produção dos curtas Command Action (2015), Quem Chegar Por Último (2016) e A Moça que Dançou com o Diabo (2016) o que lhe trouxe prêmio de Menção Honrosa em Cannes e seleções em festivais Nacionais e Internacionais.

Rogério Borges

​

Mestre em Geografia e diretor de cinema. Licenciado em Geografia pela UNESP Rio Claro e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela UNESP Rio Claro, na linha Ensino de Geografia, Cartografia e Cartografia Escolar, com a pesquisa O cinema como metodologia de investigação do lugar: a versão cinematográfica do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos-SP. A partir de oficinas de fotografia nas escolas e entrevistas com moradores, produz, aplica e analisa os resultados da interface entre Cinema (formação, produção e difusão) e o ensino de Geografia no nível fundamental. Membro do grupo de pesquisa GEOCART e coordenador do núcleo Cinema e Geografia no PIBID UNESP-Ourinhos. Ministra oficinas de cinema em escolas públicas e universidades. Presidente do Grupo de Pesquisa e Prática Cinematográfica Kino-Olho, no qual realizou dezenas de filmes em parcerias educacionais, bem como produções profissionais premiadas, com destaque para a exibição e participação no Festival Internacional de Hamburgo (Alemanha) em 2017. Em 2019 foi idealizador e coordenador geral do 1º Encontro de Cinema do Interior Paulista, que deu origem ao Icine – Fórum de Cinema do Interior Paulista, além de escrever seu novo projeto, Por Trás Dos Olhos, que conquistou o 1° lugar no edital Estímulos ao Curta-Metragem – ProAC, dentre mais de 560 diretores do estado. Em 2020 ministrou cursos durante o isolamento social em parcerias com universidades como UNESP e UNICAMP, além de trabalhar na pré-produção do seu novo curta-metragem Lugar de Ladson.

Prof. Dr. Rafael Christofoletti – UNIR

​

Possui graduação em Psicologia, Ciências Econômicas, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Como psicólogo trabalhou no Sistema Prisional e na Saúde Mental. Como professor ministrou aulas na UNESP (SP), UNIMEP (SP) e UNC (SC) onde também coordenou estágio em psicologia escolar. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Ciências da Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação Escolar Profissional (PPGEEProf) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) onde desenvolve e orienta projetos de pesquisa e extensão com temas como: processos de subjetivação, formação de professores, cotidiano escolar, arte e economia solidária. É integrante do IMAGO: laboratório da imagem, experiência e criação; e líder do grupo de pesquisa DIPSA - Diferença e Processos de Subjetivação na Amazônia.

Prof. Dr. Manuel Fernando Medina - University of Louisville – EUA

​

Possui doutorado em Letras / Espanhol pela University of Kansas (1994). Atualmente é professor titular da University of Louisville. Tem experiência na área de Letras..

Déba Tacana

​

Artista Visual, licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Experiência e atuação com Produção Cultural e Curadoria institucional junto à Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACCUNIVASF). Colaboradora do Programa Institucional de Extensão com Povos Indígenas nos Sertões, desenvolve pesquisas e exposições de obras artísticas em Multimeios e Cerâmica com a temática indígena no sertão. Experiência e atuação junto a educação não-formal em comunidades tradicionais, vivências potentes no percurso das suas poéticas visuais.

Marcela Bonfim

​

Repórter e analista de relacionamento da Revista Interoceânica - América Integrada, desde 2010. Cursou Pós-Graduação, Lato Sensu, em Direitos Humanos e segurança Pública pela Fundação Universidade Federal de Rondônia. Na mesma instituição, cursa Filosofia - quarto período. Bacharel em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2004-08. Atuou como professora do Projeto Petrobrás, Uboé, 2009. Foi pesquisadora discente do Grupo de Estudos de Economia Política (GECOPOL), e do Núcleo de Análise de Conjuntura Internacional (NACI). Exerceu diversas atividades acadêmicas como assistente 2005-07 da professora Doutora Regina Gadelha. Foi membro titular discente do conselho Departamental da FEA/PUC-SP, e vice-presidente do Centro acadêmico Leão XIII, 2008.

Betânia Maria Zarzuela Alves de Avelar - SESC RO

​

Licenciada e Bacharela em Ciências Sociais (2018). Bacharela em Comunicação Social (2007) Graduou-se com o título de Licenciada e Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2018). Tem experiência em Educação e Gestão Ambiental, Fortalecimento Organizacional Movimentos Sociais nos campos de Gênero e Geração e Educação Popular. Graduou-se com o Título de Bacharela em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Faculdade Interamericana de Porto Velho (2007). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Educomunicação.

Jaider Esbell – Artista-Povo Macuxi / Roraima

​

Artivista, escritor, produtor cultural. Tem a natureza como principal inspiração de seus trabalhos, além da ancestralidade e memória dos povos indígenas, especialmente de seu povo, Macuxi.  Atua como curador e livre pesquisador do Sistema da Arte Indígena Contemporânea. Autodidata, inicia em 2010 com a literatura e segue com obras e instalações reconhecidas e premiadas, com destaque para a obra Entidades, instalada nos arcos do Viaduto Santa Tereza

em Belo Horizonte, neste ano de 2020. Em 2012, lança seu livro Terreiro de Makunaima – Mitos, Lendas e Estórias em Vivências, a partir de trabalhos de arte educação em escolas indígenas e não indígenas. Outras obras são: Tardes de Agosto, Manhãs de Setembro, Noites de Outubro e Makunaimã: O Mito Através Do Tempo. O artista vive em Boa Vista-RR onde mantém junto com seu ateliê a Galeria Jaider Esbell de Arte Indígena Contemporânea.

Profa. Dra. Marisa Martins Gama-Khalil – UFU

​

Possui Doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Araraquara (2001). Trabalhou de 1987 a 2006 na Universidade Federal de Rondônia. Atualmente, é professora da Universidade Federal de Uberlândia, onde atua na graduação em Letras, no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários e no Mestrado Profissional em Letras. É líder do Grupo de Pesquisas em Espacialidades Artísticas/CNPq e pesquisadora Produtividade em Pesquisa - CNPq. É membro do GT da ANPOLL Vertentes do Insólito Ficcional. É coordenadora do CENA (Colóquio de Estudos em Narrativa), evento realizado bienalmente na UFU. Realizou o Estágio Sênior Pós-Doutoral na Universidade de Coimbra com projeto contemplado com bolsa CAPES. Atualmente faz parte do núcleo de investigadores do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. Tem livros, artigos e capítulos de livro publicados, com ênfase nas reflexões sobre o espaço ficcional e sobre a narrativa fantástica; nas questões inerentes à literatura infantil e juvenil e ao letramento literário; bem como nas relações plausíveis entre Teoria Literária e Análise do Discurso.

Prof. Me. Deivis Nascimento dos Santos – IFRO

​

Professor EBTT/ Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no IFRO (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia) e neste, colaborador dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos Históricos e Literários (NEHLI) e Devir-Amazônia: grupo de pesquisa em Literatura, Educação e Interculturalidade. Foi Professor da rede Estadual de Rondônia e Municipal (Porto Velho) na área de Letras Português. Poeta. Músico popular. Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Rondônia. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Letras Linguagem e Identidade da UFAC (Universidade Federal do Acre) com o projeto de pesquisa: Devir Inumano em Literaturas de Motivo Amazônico.

Prof. Dr. Cesar Donizetti Pereira Leite – Universidade Estadual Paulista – Campus Rio Claro / IMAGO

​

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002), Pós Doutorado pela FLACSO Argentina em 2008 e pela Universidade Complutense de Madrid 2012 é Livre Docência pela UNESP em 2011. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista e foi Professor Visitante na Universidade Católica de Leuven - Bélgica em 2011. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, infância, experiência, linguagem e ensino e aprendizagem, produção imagética e cinema.

Prof. Dr. Camilo Riani – IMAGO

​

Artista visual, pesquisador, caricaturista e professor universitário, conquistou mais de cinquenta prêmios nacionais e internacionais. Membro dos grupos de pesquisa IMAGO-Unesp/Laboratório de Imagem, Experiência e Criação e Comunicação na Era Digital/Unimep, é Presidente do evento de arte internacional Salão Universitário de Humor de Piracicaba, além de Coordenador do projeto Agência Escola-PP/Unimep. Graduado em Comunicação Social (Puccamp), Mestre em Comunicação (Umesp), Doutor em Educação/Imagem pela Unesp/RC. Concluiu seu Pós-Doutorado sobre educação-arte-experiência em 2018 pela Unesp. Criador da técnica Cartoongrafia, é Consultor externo do Comitê de Ação Cultural/Unesp-RC e Conselheiro Fundador do Museu de Artes Gráficas do Brasil. Criador dos projetos Artexperiência, Cartoongrafia e Muroarte. Autor dos livros Tá rindo do quê? -premiado com o Troféu HQ-MIX /2002- e O que é Humor Gráfico, lançado em Portugal e países lusófonos, tem como principais áreas de atuação: arte, educação, comunicação, criatividade, artes visuais, humor gráfico, ilustração, design, direção de arte, cultura.

Prof. Dra. Bianca Chisté – IMAGO

​

Iniciou sua atividade profissional como professora de crianças tanto na Educação Infantil, como, posteriormente nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. Afetada pelo encontro com as crianças formou-se em Pedagogia (2001), especializou-se em Alfabetização (2004), prosseguindo seus estudos no mestrando em Ciências da Linguagem (2009) pela Universidade Federal de Rondônia. Doutorou-se em Educação Matemática pelo PGEM/UNESP/Rio Claro (2015), trazendo discussões sobre infância e educação matemática. Realizou estágio de pós-doutoramento no PGEM/UNESP/Rio Claro (2019). Atualmente é docente da Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura. Integra os grupos de pesquisa IMAGO (UNESP/Rio Claro), GEPPEA (Rolim de Moura/UNIR) e Cronópias (UNESP/Rio Claro), estudando e pesquisando questões relacionadas aos seguintes temas: infância, educação, experiência, produção imagética e docência na infância. Pós-Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista - Rio Claro. Bolsista CNPq, Pós-doutorado Júnior.

Prof. Me. Luana Priscila de Oliveira – IMAGO

​

Possui Licenciatura Plena em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Rio Claro). Tem experiência na Educação Infantil como professora e contadora de histórias, sua mais recente atuação foi no âmbito do ensino superior como professora substituta na Universidade Federal do Tocantins (UFT/Palmas), na qual ministrou disciplinas voltadas a Educação Infantil, Estágio Supervisionado, Arte educação, Literatura Infanto-juvenil e Técnicas de Contar Histórias. Participa do IMAGO: Laboratório da imagem, experiência, e criação, grupo de pesquisa da UNESP/Rio Claro, e do grupo de estudos em Esquizoanálise da Universidade Federal de Rondônia (UNIR/Porto Velho)..

Profa. Dra. Josélia Gomes Neves - Universidade Federal de Rondônia

​

Doutora em Educação Escolar (2009). Mestre em Desenvolvimento Regional (2004). Graduada em Pedagogia (1989). Especialista em Psicopedagogia (2004). Cursou o Magistério (1985). Ingressou na educação em 1986 em Porto Velho-RO como docente na educação básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental (alfabetizadora), na Educação de Jovens e Adultos e em cursos de docência (nível médio). Trabalhou na rede pública e privada como coordenadora pedagógica. Foi professora do Curso de formação inicial para indígenas - Projeto Açaí 1 (nível médio). Tem experiência com formação continuada junto a docentes indígenas e não indígenas da educação básica em Rondônia. Iniciou a docência na Educação Superior em 2000 na rede privada, em cursos de Pedagogia. Foi consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Ingressou na educação superior pública em 2004, na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Urupá de Ji-Paraná em regime de dedicação exclusiva. Implantou a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis, (PROCEA) na Unir. Fez parte da equipe de criação do curso para a docência indígena, a Licenciatura em Educação Básica Intercultural. Atualmente é docente no Curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural (docência indígena) com as disciplinas de Língua e Literatura, Pesquisa Intercultural II, Didática Intercultural, Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental I e II. É docente no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional (PPGEE/MEPE) da UNIR - Campus de Porto Velho. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia, GPEA. Coordena as Linhas de Pesquisa: Antropologia Etnopedagógica e Currículo, Alfabetização & Cultura escrita e Amazônia Feminista.

Prof. Dr. Jonas Nogueira Júnior – Universidade Estadual do Norte do Paraná

​

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011), bacharelado em Música (Regência) na UNESP e licenciatura em Letras (Português/Hebraico) na USP. Obteve o título de Mestre no Programa de Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2014. 
Na educação básica atuou durante 20 anos como professor de música, coordenador de arte-educação, eventos educacionais e artísticos e de projetos interdisciplinares - colégio presbiteriano Mackenzie -sp e professor /educador musical - colégio presbiteriano Mackenzie -sp. Atuou também na Universidade Presbiteriana Mackenzie como docente no curso de Pedagogia e Publicidade nos anos de 2014 a 2018.
Desde 2019 é professor no curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP no campus de Jacarezinho. Pedagogo, educador musical e músico.

Prof. Dr. Paulo Eduardo Benites de Moraes – UNIR

​

Licenciado em Letras Língua Portuguesa/Língua Inglesa e respectivas Literaturas pela Universidade Católica Dom Bosco. Mestre em Estudos de Linguagens e Doutor em Letras/Estudos Literários pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professor do quadro efetivo no Departamento de Línguas Estrangeiras (DLE) da Universidade Federal de Rondônia e Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Acadêmico em Estudos Literários da mesma instituição. Realiza pesquisas na área de Teoria Literária e Estudos Comparados, atuando principalmente nos seguintes temas: Manoel de Barros; poéticas modernas e contemporâneas; literatura, filosofia, outras poéticas, outras alteridades e formação de professores. Trabalhou como professor do Centro de Idiomas - UCDB Idiomas - na área de Ensino de Língua Inglesa. Atuou como Professor de Língua Portuguesa (LP2) para alunos estrangeiros do Master Internacional Erasmus Mundus - Desenvolvimento Territorial Sustentável (Universidade de Pádua/Itália, Universidade Sorbonne Paris 1, Universidade de Leuven/ Bélgica, UCDB/ Brasil).Foi professor do curso de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2016-2019). Atualmente desenvolve estágio de Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco, sob a supervisão do Professor Dr. Josemar de Campos Maciel, com pesquisa na área de Literatura, Desenvolvimento e Hospitalidade. É líder do Grupo de Pesquisa em Poéticas Moderna e Contemporânea (UNIR/CNPq) e pesquisador vinculado ao Laboratório de Humanidades (Labuh/CNPq) da Universidade Católica Dom Bosco.

Prof. Dr. Antonio Donizeti Fernandes – Universidade Estadual do Paraná

​

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-FFC) - Bacharelado e Licenciatura (1991 e 1992). Especialização em Saúde Pública pela Universidade do Estado de São Paulo (USP-FSP) (1994), Mestrado em Ciências Sociais pela UNESP-FFC (2002) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-FFC) (2012) e Pós-Doutorado em História Social UFRGS (2018). Atualmente é Professor Adjunto no Centro de Ciências Humanas e da Educação (CJ\CCHE) da Universidade do Norte do Paraná (UENP), foi Coordenador do Programa de Iniciação a Docência (Pibid\CCHE - Pedagogia 2015), Professor no Plano Nacional de Formação de Professor da Educação Básica (Parfor 2014 e 2017) e, também, Professor no curso de Pós-Graduação Humanidades Lato Sensu (CJ\CCHE) (2017). Possui experiência nas áreas de conhecimento de Sociologia e Antropologia, com ênfase em temas relacionados ao trabalho pedagógico, relações étnico-raciais, história da África, religiões de matriz africana e saúde do trabalhador.

Prof Dr. Luis Fernando Novoa Garzon – UNIR

​

Professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), vinculado ao Departamento de Ciências Sociais. Tem formação na área de Ciência Política e é doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR-UFRJ. Coordena o Grupo de Pesquisa Territorialidades e Imaginários na Amazônia; na UNIR e é um dos coordenadores do Programa de Pesquisa BNDES: grupos econômicos, setor público e sociedade civil no contexto nacional e internacional”, vinculado ao Laboratório ETTERN (Estado, Território, Trabalho e Natureza) do IPPUR/UFRJ. Retrospectivamente desenvolveu as seguintes Linhas de Pesquisa: 1) Planejamento territorial corporativo na América do Sul e os territórios de povos e comunidades em resistência. 2)Lógica do licenciamento ambiental de grandes projetos hidrelétricos no Brasil. 3) Financiamento público de grandes projetos no Brasil. 4) Análise do processo decisório do BNDES e demais bancos públicos. 5) Abordagens socioeconômicas do desmatamento na Amazônia: atores. arranjos de poder e conflitos ambientais.

Prof. Dr. Antonio Donizeti Fernandes – Universidade Estadual do Paraná

​

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-FFC) - Bacharelado e Licenciatura (1991 e 1992). Especialização em Saúde Pública pela Universidade do Estado de São Paulo (USP-FSP) (1994), Mestrado em Ciências Sociais pela UNESP-FFC (2002) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-FFC) (2012) e Pós-Doutorado em História Social UFRGS (2018). Atualmente é Professor Adjunto no Centro de Ciências Humanas e da Educação (CJ\CCHE) da Universidade do Norte do Paraná (UENP), foi Coordenador do Programa de Iniciação a Docência (Pibid\CCHE - Pedagogia 2015), Professor no Plano Nacional de Formação de Professor da Educação Básica (Parfor 2014 e 2017) e, também, Professor no curso de Pós-Graduação Humanidades Lato Sensu (CJ\CCHE) (2017). Possui experiência nas áreas de conhecimento de Sociologia e Antropologia, com ênfase em temas relacionados ao trabalho pedagógico, relações étnico-raciais, história da África, religiões de matriz africana e saúde do trabalhador.

Prof. Dr. Hélio Rodrigues Rocha – UNIR

​

Possui graduação em Letras-Inglês pela Universidade Federal de Rondônia (1998), graduação em Letras-português pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), mestrado em Letras- Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (2008) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio (2016). Atualmente, exerce a docência junto ao Departamento de Língua Inglesa na Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Professor Nível Adjunto II - com experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos amazônicos, narrativas de viajantes de língua inglesa, colonização e barbárie; tradução interlingual (inglês-português) e tradução cultural (prática).

Prof. Dr. José Alejandro Tasat - Universidade Nacional Tres de Febrero -Argentina

​

Estudió Psicología en la Universidad Nacional de Buenos Aires (UBA), y se especializó en múltiples disciplinas educativas. Posteriormente, realizó un Doctorado en Educación en conjunto con la Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF) y la Universidad Nacional de Lanús (UNLA) del que se graduó con su trabajo de tesis La persistencia y convivencia de lo negado por la modernidad en educación. (https://es.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Tasat).

Prof. Dr. Alonso Bezerra de Carvalho - Universidade Estadual Paulista -UNESP

​

Graduado em Filosofia (1986), em Ciências Sociais (1992) e Mestrado em Educação (1997) pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília. Doutor em Filosofia da Educação (2002) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Livre-Docente (2013) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Em 2007 fez pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade Charles de Gaulle, Lille, França. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, Campus de Marília. Foi Professor Visitante na Universidade de Santiago do Chile (Chile - 2015), na Universidade de Cergy-Pontoise (França-2015) e na Universidade de Buenos Aires (2017). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ética e Sociedade (GEPEES), cadastrado no CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação e Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, educação, amizade, modernidade, racionalização, decolonialidade, didática, formação de professores e filosofia e sociologia da educação.

Prof. Dra. Karen Villanova - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Atualmente, faz mestrado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de Trabalho, Educação e Movimentos Sociais com ênfase em Intergeracionalidade e Interculturalidade. Possui graduação pela Universidade Federal de Pelotas, com Especialização em Psicopedagogia. Possui experiência em ensino de língua inglesa para diversos públicos desde 2002. Trabalha com o ensino de inglês e preparação de professores desde 2004. Entre 2013 e 2020, trabalhou com o ensino de língua inglesa e preparação de professores para o público idoso. Participou do projeto Culture & English Practice como co-autora, revisora e gerente editorial, desenvolvendo audiolivros didáticos de língua inglesa para o público idoso. Seus interesses são Educação, Educação Indígena, Interculturalidade, Intergeracionalidade, Investigação-Ação Participativa no Desenvolvimento de Material Escrito (livros, cartilhas, apostilas, flyers) com comunidades Tupi Guarani. Seu foco é a Investigação Ação Participativa e o compromisso com a descolonização dos processos de pesquisa e aprendizagem. Em 2019, tornou-se acadêmica visitante na Portland State University (EUA), através do Institute on Aging e colaboradora da rede LARNA da Oxford University (Reino Unido). Recentemente, tornou-se colaboradora no projeto PENSAR EM MOVIMENTO: Pensadores latinoamericanos para a sala de aula, através da parceria entre a Universidad Nacional de Tres de Febrero (Argentina), UNESP, UNISC e UFRGS (Brasil).

Prof. Dr. Felipe Gustsak - Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC

​

Possui graduação em Letras Português Inglês e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998; 2003). É professor do PPGEdu - Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul - RS e do PPGL - Mestrado e Doutorado em Letras, vinculados ao Departamento de Educação e Letras, respectivamente. Tem experiência nas áreas de Educação, Linguagem e Tecnologias com ênfase na Pesquisa e na extensão em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e educação básica, educação e linguagem, alfabetização e letramento, tecnologias de informação e comunicação na educação, educação cooperativa, educação e movimentos sociais, discurso, escola e seu entorno. Atua também no Comitê Científico das Revistas Jovens Pesquisadores e Reflexão e Ação. É consultor ad hoc de vários periódicos e eventos da área de Educação. Integra o Comitê Científico da Conferência IADIS - Ibero-Americana WWW/Internet. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Chefe do Departamento de Educação-UNISC. É líder do grupo de pesquisa Linguagem, Cultura e Educação - LinCE/CNPq e Coordenador do projeto de extensão Pesquisa e Educação Básica - ações de formação continuada de professores por doutorandos/as do PPGEdu.

Prof. Dr. Genivaldo Frois Scaramuzza – UNIR 

​

Professor da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Atua no Curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural e no Programa de Pós-Graduação Mestrado-Doutorado Profissional em Educação Escolar - PPGEProf. (UNIR). É Formado em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Especialista em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar pela Faculdade da Amazônia (FAMA). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutor em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande - MS. Palavras-chave de trabalho e interesse: Interculturalidade. Estudos Culturais. Currículo. Ensino de Geografia. Modernidade/Colonialidade.

Prof. Dra. Maria Inês de Almeida – UFAC  

​

professora visitante no Programa de Pós- Graduação em Letras: Linguagem e Identidade da UFAC, onde coordena o Laboratório de Interculturalidade. Aposentada da Faculdade de Letras da UFMG. Coordenou o Núcleo de Pesquisas Literaterras, responsável pelo eixo de Múltiplas Linguagens no Curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas da UFMG e pela edição de 130 títulos de autoria indígena. Foi diretora do Centro Cultural UFMG de 2011 a 2014, onde coordenou o projeto MIRA! Artes Visuais Contemporâneas dos Povos Indígenas. É autora dos livros Desocidentada- Experiência Literária em Terra Indígena (2009); 12 Trabalhos de H (1995); 22 Arcanos (2005) e, com Sônia Queiroz, Na Captura da Voz - As edições da literatura oral no Brasil (2004).

Prof. Dra. Célia Regina Delácio Fernandes – UFGD

​

É professora associada da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, onde atua como professora da graduação e do Programa de pós-graduação em Letras. E do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena – Teko Arandu. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Ensino. Líder do grupo de pesquisa CEELLE - Centro de Estudos em Ensino, Leitura, Literatura e Escrita - UFGD. Participou da elaboração das Linhas de Ação para a Política Nacional do Livro e do Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL (2006-2008), e coordenou o Programa Pró-Letramento no Estado de Mato Grosso do Sul (2008-2009). É coordenadora do PROLER - Comitê Dourados-MS desde 2008, atuando na Formação Continuada de Professores, com ênfase na mediação literária. Coordenadora Pedagógica do componente curricular Interdisciplinar (Linguagens: Língua Portuguesa e Arte) do PNLD 2020.

Prof. Dr. Carlos Alexandre Barros Trubiliano – UNIR

​

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004), mestrado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (2007) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional, História do Brasil e História Política.

Prof. Dr. Raúl Serrano Sánchez - Universidad Andina Simón Bolívar - Equador

​

Nacido en el Cantón Arenillas, Provincia de El Oro, Raúl Serrano, durante su juventud estudio comunicación social en la Universidad Central del Ecuador y posteriormente realizó una maestría en Literatura hispano-americana en la Universidad Andina Simón Bolívar de Ecuador. Actualmente se desempeña como periodista, catedrático universitario y crítico literario.
(https://es.wikipedia.org/wiki/Ra%C3%BAl_Serrano_S%C3%A1nchez)

Prof. Dra. Lou-Ann Kleppa – UNIR

​

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2005), doutorado sanduíche em Neurolinguística pela Radboud University Nijmegen (2007) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Lecionou por 3 anos como professora adjunta da Universidade Federal de Rondônia, passou um ano trabalhando na Universidade Federal de Santa Maria e regressou para a UNIR, assumindo a coordenação institucional do Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência - PIBID. Um ano depois, passou a orientar alunos PIBIC. Atualmente é editora da EDUFRO, a editora da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Neurolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: gramaticalização, preposição relacionada a verbos, fala reduzida, agramatismo, construções de tópico-comentário, sinais de pontuação e Linguística Textual. Atua como membro de Conselho Editorial das revistas RE-UNIR e Estudos Linguísticos (GEL).

Prof. Dr. Miguel Nenevé – UNIR

​

Graduado em Letras (Inglês e Português) pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (1982) e em Estudos Sociais pela Fundação Educacional da Região de Jaraguá do Sul - UNERJ (1980). Possui mestrado em Letras (Literatura Anglo-Americana) pela Universidade Federal da Paraíba (1986) e doutorado em Letras (Inglês e Literaturas Correspondentes) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Rondônia. Tem pós doutorado na York University, Toronto - Canadá e pós doutorado em Caribbean Literature; na University of Guyana. Atuou como professor visitante na Universidade de Texas em Lubbock e na University of Guyana, em Georgetown, Guyana. Atua na área de Letras estrangeiras com ênfase em Literatura de Língua Inglesa, Educação e Literatura, Estudos de Tradução e Prática de Ensino de Inglês. É lider do grupo de pesquisa do CNP Literatura, Educação e Cultura: Caminhos da Alteridade; e desenvolve pesquisa nos seguintes temas: literatura canadense, literatura na Amazônia, discurso, educação, pós-colonialismo. Tem publicações em livros e revistas especializadas, no Brasil e no exterior, na área de tradução, literatura pós-colonial, literatura de viagem sobre a Amazônia e literatura canadense. )

Prof. Me. Marcelo Damonte – Consejo de Formación en Educación - Uruguai  

​

Doctorando en Letras por la Universidad de la República, por Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. Magister en Ciencias Humanas y Licenciado en Letras, también por UdelaR. Técnico en Comunicación Social (UTU). Docente de Literatura Latinoamericana y de Literatura Universal por el Consejo de Formación en Educación-ANEP, Montevideo-Uruguay. Coordinador de Proyecto Tenso Diagonal y co-editor de RevistaTenso Diagonal. Desde el año 2017 dirige el Grupo de Estudios Narrativas de lo Mutante (GENM). Ha publicado cuentos en revistas nacionales e internacionales, y dos novelas: Bosque de aliens, 2014 y Bifrost, 2017 (esta última recibió una mención especial en el concurso literario Juan Carlos Onetti en el año 2013). Publicó un ensayo denominado Tarik Carson. Una teoría de la amenaza (2019). Coordinó, editó y publicó el libro El agua, la selva y el laberinto. Ámbitos de infracción (2018), del grupo de Estudios Narrativas de lo Mutante. Ha publicado artículos en libros y revistas nacionales e internacionales y participado de congresos en Estados Unidos, Suiza, Brasil, Argentina y Uruguay. Al día de hoy es miembro de varios grupos de investigación con sede en Brasil, México, Uruguay y Venezuela, y ha recibido premiaciones en poesía (1995), cuentos (2017) y novela (2013), y una mención de destaque en el concurso de ensayo Pensar Contracorriente de La Habana-Cuba (2017).

Prof. Dra Zélia Bora – Universidade Federal da Paraíba

​

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1982), Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1985) e Doutorado em Portuguese and Brazilian Studies - Brown University (1998). Pós-Doutorado na Universidade da Califórnia Berkeley (2006-2007), Bolsista da AAUW Foundation (2007-2008). Professora Visitante Fulbright na Universidade da Califórinia, Berkeley, 2012. Temas de pesquisa: identidade, cultura,memória e ecofeminismo.

Prof. Me Virginia Frade Pandolfi – Consejo de Formación en Educación – Uruguai

​

Doutoranda em Lingüísitca pela Universidad de la Republica Uruguay-UdelaR, possui mestrado em Ciências Humanas pela UdelaR (2017). Atualmente é professora de literatura inglesa e linguística do Instituto de Profesores Artigas- Consejo de Formación en Educación. Tem experiência na área de Letras.

Prof. Dr. Daniel Carceglia - Universidad Plurinacional de la Patria Grande - Quilmes – Argentina

​

Possui graduação em Licenciatura en Comunicación Social pela Universidad Nacional de Quilmes(1999). Atualmente é Subsecretario da Universidad Nacional de Quilmes.

bottom of page